CAMPANHA GAÚCHA

I

  A Campanha Gaúcha é uma mesorregião do Sudoeste do Rio Grande do Sul, ocupa quase toda a linha de fronteira com o Uruguay e parte da fronteira com a Argentina, abrange 19 municípios gaúchos.

Está inserida na região do Pampa com suas planícies pastoris e coxilhas que ocupam aproximadamente 60% do estado do Rio Grande do Sul, o Uruguay e as Províncias Argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Entre Rios e Corrientes.

   Região das grandes estâncias,do gaúcho estilizado, aquele que é, por muitos chamado de Centauro dos Pampas. 

    É do Pampa  que sai a melhor carne do mundo e este também é o berço de várias regiões vitivinícolas.

Inserida neste mítico contexto de Fronteiras e Revoluções encontra-se a Região vitivinícola da Campanha Gaúcha, hoje com mais de uma dezena  municípios    produtores de uvas e vinhos finos.

    É a região com mais horas de luz e a maior amplitude térmica do país, isto é, onde há maior variação de temperatura entre o dia e a noite.

    Passando pelo Rio Grande do Sul nos anos de 1820 e 1821, o botânico francês Auguste de Saint Hilaire, registrou a presença de vinhedos em várias regiões, dentre elas, a região da  Campanha Gaúcha, da qual comentou sobre as possibilidades de expansão da cultura da uva. 

   Esta cultura iniciou-se ainda na primeira fase das missões jesuíticas a partir de 1626. Desde então, a Vitivinicultura na Campanha passou por várias fases e desde a década de 90 a área plantada cresce ano após ano, sendo hoje uma das regiões vitivinícolas mais bem sucedidas do Brasil.

   O clima da região é  temperado, caracterizado por altas temperaturas no verão, chegando a 35ºC. O inverno é marcado por geadas  marcando temperaturas negativas.  

 

RIO GRANDE DO SUL

URUGUAI

ARGENTINA

CAMPANHA GAÚCHA

SANTA CATARINA

  • FACE.png
  • INSTA.png

(51) 3150.7053

Pomar Arerunguá Ltda. - BR 158 KM 473 - Rosário do Sul - RS -Brasil - CEP 97590-000 - Telefone (55) 3286 2966 - redvin@redvin.com.br